Espaço BECRE

Espaço BECRE
Esta é a BECRE da Escola EB 2, 3 Júlio do Carvalhal, o novo espaço inaugurado no dia 7 de Janeiro de 2009.

25/05/2009

Livro da Semana - O Menino Nicolau

Se existem livros que nos cativam e podem ser extremamente divertidos, este é, sem dúvida, um deles. O menino Nicolau, personagem inventada pelo conhecido desenhador francês Jean-Jacques Sempé, é o herói deste livro. Escrito por René Goscinny (que inventou, entre outras personagem de banda desenhada, o gaulês Asterix) este é o primeiro de uma colecção de cinco livros sobre esta irreverente personagem.
As histórias relatam as aventuras de uma criança irrequieta (e que adora meter-se em confusões...) que, como tantas outras, tem muita dificuldade em compreender os adultos que a rodeiam e, sobretudo, aceitar as suas orientações.
Boa Leitura... Se quiseres dar a tua opinião sobre o livro, ou outros livros de que tenhas gostado, clica em Comentários.

Filme da Semana - O Código da Vinci

A sugestão desta semana é o primeiro filme realizado a partir da obra do escritor norte-americano Dan Brown - O Código da Vinci, numa altura em que poderás encontrar, nas salas de cinema, a adaptação de outro importante livro do autor - Anjos e Demónios.
Este filme foi realizado por Ron Howard, realizador de diversos filmes conhecidos como Cinderella Man, Apollo 13 ou Uma Mente Brilhante (filme premiado com vários Óscares, nomeadamente os de melhor filme e melhor realizador).
A história tem como protagonistas principais o professor de simbologia Robert Langdon (Tom Hanks, actor que se destacou em diversos filmes como Filadélfia, Forrest Gump, O Náufrago, Terminal de Aeroporto... ) e a criptóloga Sophie Neveu (Audrey Tautou - que podes encontrar no fantástico filme O Fabuloso Destino de Amélie), que procuram resolver um crime macabro, do curador do Museu do Louvre em Paris, que os leva a viver diversas aventuras e a ter que desvendar vários enigmas.
Bom Filme... Se quiseres dar a tua opinião sobre o filme, ou sugerir outros filmes de que tenhas gostado, clica em Comentários.

Música da Semana - The Wall (Pink Floyd)

A sugestão desta semana em termos musicais é especial. Antes de mais porque resulta de um desafio lançado ao teu colega Tiago Chaves (9ºB), que esta semana partilha no blogue, na rubrica Escola de Escritores, o texto Nem Sei... Depois porque nos surpreendeu.
Se pensavas que o teu colega iria escolher um cantor ou grupo musical recente, não podias estar mais enganado. A escolha recaiu sobre o emblemático grupo rock Pink Floy, que surgiu no Reino Unido nos anos 60 do século passado. Após décadas de sucesso, sob a liderança do baixista e vocalista Roger Waters e do cantor David Gilmour, o grupo anunciou a separação em 1994, abrindo apenas uma excepção, no ano 2005, para um concerto em Londres (Live 8).
O DVD existente na BECRE sugerido é de um dos principais álbuns da banda - The Wall (sob a forma de filme), onde estão diversos temas emblemáticos do grupo como The happiest days of our lives, Another brick in the wall, Mother, Empty spaces ou Young lust.
Boa Música... Se quiseres dar a tua opinião sobre as músicas do DVD, ou sobre outras músicas ou grupos musicais de que gostes, clica em Comentários.

Outras Leituras - Inteligência não chega para ser aluno brilhante

A decisão de te propor outras leituras é sempre difícil. Esta dificuldade resulta da quantidade de informação escrita que é produzida e da necessidade de te propor verdadeiramente outras leituras. A ideia tem sido sugerir-te textos que desconheças, que não terias oportunidade de ler e que, aspecto fundamental, consideramos serem importantes para a tua formação.
Seguindo esta lógica, a sugestão desta semana é particularmente interessante e importante para a tua vida. Trata-se de um texto do Jornal de Notícias, com um título sugestivo: Inteligência não chega para ser aluno brilhante. Procura mostrar o que é necessário para se atingir a excelência como aluno, desmitificando a ideia errada que os bons alunos são todos geniais. Talvez conheças alguns colegas que continuam a achar que os melhores alunos são os mais inteligentes, esquecendo que, na maior parte dos casos, são sobretudo mais trabalhadores e esforçados.
Para leres o artigo clica no seguinte endereço electrónico
Se quiseres dar a tua opinião sobre o artigo, ou sugestões de outras leituras de que tenhas gostado, escreve-as em Comentários.

Desafio da Semana

S
Sabes quem é?
a
A minha pátria é a língua portuguesa.

Esta é uma das muitas frases marcantes que esta personalidade nos deixou e que fazem com que seja considerado como um dos principais poetas e escritores da nossa história.
Podes dar a tua resposta, clicando em Comentários.

Escola de Escritores - Nem Sei...

Que confusão se torna estar constantemente a falar da mentalidade do ser humano. Cada um como cada qual, certo? Mas afinal, não somos todos feitos da mesma massa, não temos todos um pouco de tudo? Ou será mesmo que temos tudo?
Pois, mas infelizmente na nossa cabeça falta sempre algo. Podemos pensar que algo nos completa e que não precisamos de mais nada para além daquilo, mas isso é apenas uma sensação temporária, uma vez que somos muito inconstantes e, como tal, tudo, mesmo tudo na nossa mente altera de segundo a segundo, à medida que a Terra dá as suas infindáveis voltas à grande estrela.
As preferências duma pessoa em relação a qualquer coisa tendem a alterar, dado que, como somos ambiciosos e de certa forma egocêntricos, optamos sempre por procurar o melhor, dependendo das nossas possibilidades. Podemos não conseguir alcançá-lo por diversos motivos, mas na nossa mente ficará sempre a preferência, o melhor, o sonho.
O que seria de nós caso nos contentássemos com o razoável, ou até mesmo com o que é reles e não procurássemos o que é realmente bom? O que seria de nós caso vivêssemos limitados mentalmente, caso nos proibissem de voar cada vez mais alto?
Não haveria nada senão animais irracionais a caçarem e a alimentarem-se por necessidade, reproduzirem-se para dar continuidade à espécie e também por prazer.
Se não fosse a necessidade de o ser humano se expressar através das suas ideias, sendo estas mentais ou materiais, provavelmente hoje nem sequer estaria a escrever este texto nem o leitor o conseguiria ler. Ou será que ambos seríamos curiosos o suficiente para deixarmos a nossa imaginação tomar posse de nós e inventássemos algo para transmitirmos ideias, tal como uma folha de papel repleta de letras que todas em conjunto formam palavras, frases e um texto, que nos permite comunicar?
Conseguimos assim concluir que todos dependemos uns dos outros, uns sem os outros somos incompletos.
Por vezes chego-me a perguntar se haverá alguém neste mundo que não merece respirar, ver, sentir tudo o que o rodeia, mas a resposta é sempre a mesma, por mais vezes que me questione. Todos nos ajudamos uns aos outros, todos transmitimos lições uns aos outros, sendo estas interpretadas de diferentes formas. O mais inútil ser humano pode ser o mais útil para toda a humanidade, pois, sem querer, ajuda outrem a ter força para seguir em frente e não se deixar cair facilmente no erro e na tentação que é ser ignorante, ou seja, seguir o caminho mais fácil mas nunca o mais gratificante e louvável perante nós e perante os outros.
É realmente preciso ser um pouco louco ao se tentar ser diferente, ao se inovar, quer positiva como negativamente, pois somos muitos a pisar o chão, somos muitos a respirar. Serão então muitas opiniões, muitos pontos de vista e com esses temos que aprender a viver uma vez que estes nos perseguirão para sempre com o principal objectivo de nos motivarem para continuarmos a melhorar para uns e a piorar para outros.
Aceitemo-nos como somos, quando somos correctos, incorrectos ou neutros. Cheguemos a uma conclusão, cheguemos a acordos, deixemo-nos viver da maneira que queremos e desejamos sem interferirmos uns com os outros. Nem sei se vale a pena, mas tento, continuo, prossigo sem apagar memórias, sonhos e aprendo com recusas e aceitações, pois não somos feitos apenas de coisas que nos agradam a nós e aos outros, mas também coisas desagradáveis.

Tiago José Medeiros Cunha Chaves, nº 19, 9º B

15/05/2009

Visita da Escritora Luísa Coelho

Na quinta-feira, dia 7 de Maio, pelas 14 horas, o espaço da BECRE preparou-se alegremente para receber uma convidada que era, até então, uma ilustre desconhecida para todos nós.
Após uma breve apresentação do evento por parte da srª Presidente do Conselho Executivo, Olema Gonçalves, a escritora Luísa Coelho (eis o nome da nossa convidada) deu a conhecer aos presentes (alunos de terceiro ciclo e alguns docentes) um pouco de si, das suas vivências, da escrita que tem vindo a efectuar e a cada palavra que proferia – e que deixava adivinhar a passagem por outros países, tal era o seu ligeiro e encantador sotaque – crescia o entusiasmo de todos. Embevecidos, bebíamos deslumbrados as suas histórias. Discorreu sobre Angola, onde desde há três anos exerce a sua função de professora universitária, descreveu-nos o caos do trânsito, que lhe permitia, nas longas horas em que a aprisionava, ditar ideias para a escrita e, ao mesmo tempo, fazer as compras que os comerciantes lhe faziam chegar pela janela do seu carro. Nas curtíssimas duas horas que esteve connosco, transportou-nos para um mundo distinto, no entanto, acima de tudo, logrou que partilhássemos com ela o prazer que a escrita e a leitura nos podem proporcionar. A finalizar registou, ainda, algumas palavras de carinho nas primeiras páginas do livro recém – apresentado, Marcela e o Segredo das Ilhas Perdidas, que lhe pedimos para autografar.
Muito obrigada pela sua presença e até sempre...
Cristina Magalhães - Coordenadora da BECRE

Feira do Livro

Entre os dias 5 e 7 de Maio realizou-se a primeira Feira do Livro organizada pela BECRE Júlio do Carvalhal. Durante este período, toda a comunidade escolar teve oportunidade de visitar a feira e adquirir diversos livros, nomeadamente algumas novidades literárias, de edição recente.
O interesse e a participação de todos, particularmente dos alunos das diversas escolas do agrupamento que tiveram oportunidade de visitar a feira, foi muito positivo. Por isso, pela dinâmica criada e pelo envolvimento dos alunos, os dias da feira tornaram-se especiais para a escola. Foram verdadeiros dias de festa, a festa dos livros.
Esta é, sem dúvida, a maior recompensa para todos os que trabalharam na organização e concretização desta actividade, e que justifica a continuação da sua realização no futuro.
Obrigado pela vossa visita e Boa Leitura!

Escola de Escritores - Biblioteca

É o espaço dos tesouros narrados
E dos tesouros visionados.
Revela aos olhos, mentes e corações ansiosos
Que o tempo é feito de momentos preciosos.
Detém os pilares dos conhecimentos
Desenvolve os mais belos sentimentos.
Revela a história da Humanidade
Em páginas onde se vislumbra a verdade.
Lugar da aventura bem definida
Para aplicar nas experiências da Vida.
Demonstração do conhecimento teórico-prático
Agrega material lúdico-didáctico.
Espaço onde se aprende que a liberdade
É formada de sabedoria e responsabilidade.
Contém a colecção dos livros mais valiosos
Para crianças, jovens e adultos conscienciosos.
É o espólio das mais puras emoções
Garante dos valores e eternos padrões.
Lugar do tempo quase sagrado
Reproduz o maravilhoso escrito e ilustrado.
Revela manifestações de Vida
Para nós todos amada e sentida.

Ana Coelho Mesquita - Professora de Inglês

11/05/2009

Livro da Semana - O Rapaz que Ouvia as Estrelas

Esta semana, para além da proposta óbvia do livro Marcela e o Segredo das Ilhas Perdidas, da escritora Luísa Coelho, que visitou a nossa escola no dia 7 de Maio, propomos-te outro livro, o romance infanto-juvenil O rapaz que Ouvia as Estrelas, do escritor Tim Bowler. Estes escritor, que nasceu no Reino Unido, tem publicado diversos livros para crianças e jovens, com destaque para O Rapaz do Rio, com que venceu, inclusivamente, o Carnegie Medal.
A história é sobre Luke, um rapaz de catorze anos que tem o dom extraordinário de ouvir a música do universo, das pessoas, das árvores, dos animais, das pedras... Este talento permite-lhe, igualmente, uma sensibilidade que o tornam um pianista genial. No entanto, após a morte do pai, a sua principal referência na vida, o seu mundo desabou, de tal forma que é quase empurrado para uma vida de marginalidade.
Este é um romance intenso e repleto de suspense que capta na perfeição o que é ser jovem nos dias de hoje.
Boa Leitura... Se quiseres dar a tua opinião sobre o livro, ou outros livros de que tenhas gostado, clica em Comentários.

Filme da Semana - Ratatui

Esta semana voltamos a sugerir-te um filme de animação - Ratatui, produzido pela Pixar (Toy Story, Wall.E, À Procura de Nemo, Os Incríveis, Carros...), sob direcção de Brad Bird. Este filme, que ganhou o Óscar para melhor filme de animação em 2008, conta a história de Rémy, um rato de Paris que tem o sonho de se tornar um chefe de cozinha. É na procura da concretização deste sonho que todas as aventuras vão acontecer...
Bom Filme... Se quiseres dar a tua opinião sobre o filme, ou sugerir outros filmes de que tenhas gostado, clica em Comentários.

Música da Semana - Greatest Hits II (Queen)

Esta semana propomos-te um clássico. Se existem bandas míticas ou eternas, que conquistam diferentes gerações, sem dúvida que os Queen estão entre elas.
Formada no início dos anos 70, rapidamente se tornou num dos grupos rock mais populares, com músicas que fizeram enorme sucesso nas décadas seguintes e que perduram até à actualidade como grandes êxitos, como Wee are the Champions, A Kind os Magic, Fiends Will be Friends, Bohemian Raphsody, Love of my Live, Made in Heaven ou Who Whants to Live Forever. Parte deste enorme sucesso deveu-se aos fantásticos espectáculos ao vivo que deram e ao seu carismático vocalista Freddie Mercury, que faleceu em 1991 com SIDA.
Algumas destas músicas e outros importantes êxitos da banda estão no álbum Greatest Hits II, que poderás encontrar na BECRE da Escola.
Boa Música... Se quiseres dar a tua opinião sobre as músicas do CD, ou sobre outras músicas ou grupos musicais de que gostes, clica em Comentários.

Outras Leituras - Inquérito sobre a UE

Porque a leitura é um prazer.
Porque a leitura permite-nos sonhar e imaginar novos mundos.
Porque aprendemos muitas coisas novas através da leitura.
Porque podemos e devemos fazer outras leituras, para além dos livros.
Porque... aqui ficam outras sugestões de leitura que vais achar interessantes.
Esta semana, após a comemoração de mais um Dia da Europa (9 de Maio), o artigo que te propomos é sobre uma sondagem realizada pela empresa Marktest, publicada no Jornal de Notícias, sobre o conhecimento e a opinião que os portugueses têm acerca da União Europeia. Para leres o artigo clica na seguinte ligação electrónica http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=939947
Relembramos que, a propósito da passagem de mais um Dia da Europa, poderás conhecer um pouco melhor esta importante instituição através das diversas iniciativas que serão desenvolvidas na escola na semana de 11 a 15 de Maio.
Se quiseres dar a tua opinião sobre o artigo, ou sugestões de outras leituras de que tenhas gostado, escreve-as em Comentários.

Desafio da Semana

Sabes quem é?
Num período em que se tem falado tanto da União Europeia, pelo seu papel na resolução da crise internacional, pela realização de eleições para o Parlamento Europeu, pela comemoração do Dia da Europa... descobre o nome desta importante personalidade portuguesa (um ilustre transmontano) ligada a essa instituição.
Podes dar a tua resposta, clicando em Comentários.

04/05/2009

Visita da Escritora Luísa Coelho - Convite

Na quinta-feira, dia 7 de Maio, pelas 14 horas, a escritora Luísa Coelho estará presente na nossa Escola. Com esta visita, em que nos será apresentado o seu livro infanto-juvenil Marcela e o Segredo das Ilhas Perdidas, teremos igualmente oportunidade de conhecer o seu trabalho como escritora, em que, para além da obra já referida, se destacam outros livros publicados, como O Canto de Amor das Baleias, Cavalgar um Raio de Luz ou Monique.
Não percas a oportunidade de conhecer esta escritora, de lhe colocar as tuas questões e saber como é a sua vida profissional.
Aparece na BECRE da Escola.