Espaço BECRE

Espaço BECRE
Esta é a BECRE da Escola EB 2, 3 Júlio do Carvalhal, o novo espaço inaugurado no dia 7 de Janeiro de 2009.

30/06/2009

Caixa de Sugestões

Neste espaço podes dar as tuas sugestões, que consideres úteis e pertinentes, sobre a BECRE e o Blogue (as regras, o funcionamento e organização do espaço, aquisições que gostarias que fossem feitas de livros, filmes, música, jogos...).
Para escreveres as tuas sugestões, clica em comentários.

29/06/2009

Filme da Semana - O Panda do Kung Fu

Esta semana sugerimos-te mais um filme de animação. Criado pela equipa responsável pelos sucessos Shrek e Madagáscar, este filme foi produzido em 2008 pela DreamWorks Animation.
A história relata as aventuras de um panda chamado Po que, apesar de desajeitado e algo trapalhão, tem o sonho de se tornar um lutador de Kung Fu. É na procura da concretização deste sonho que as aventuras vão acontecer...
Bom Filme... Se quiseres dar a tua opinião sobre o filme, ou sugerir outros filmes de que tenhas gostado, clica em Comentários.

Música da Semana - Working on a Dream (Bruce Springsteen)

Este álbum, lançado em Janeiro de 2009, é mais um excelente trabalho de um dos mais emblemáticos cantores da actualidade.
Bruce "The Boss" Springsteen nasceu em 1949, nos Estados Unidos da América, e tornou-se uma referência musical mundial, acumulando diversos êxitos como Born in the USA, Glory Days, The River, Streets of Philadelphia, Born to Run...
Neste álbum poderás encontrar treze músicas, nomeadamente My Lucky Days, Working on a Dream, What Love Can Do, Outlaw Pete... que te levarão a gostar a admirar este cantor.
Boa Música... Se quiseres dar a tua opinião sobre as músicas do CD, ou sobre outras músicas ou grupos musicais de que gostes, clica em Comentários.

Outras Leituras - Lua de Saturno Expele Sal

Esta semana propomos-te a leitura de um pequeno artigo do jornal Público sobre uma descoberta científica ao nível da Astronomia. Esta descoberta está relacionada com o facto de ter sido observado sal a ser expelido por um dos satélites do planeta Saturno, mais precisamente Enceladus, o que pode significar que este astro reúne condições compatíveis com a existência de vida.
Para leres o artigo clica no seguinte endereço electrónico
Se quiseres dar a tua opinião sobre o artigo, ou sugestões de outras leituras de que tenhas gostado, escreve-as em Comentários.

Desafio da Semana

Esta semana desafiamos-te a descobrir o nome de uma importante personagem mundial, uma das maiores referências ao nível da música, que recentemente foi falada pelos motivos mais trágicos.
Para dar a tua resposta clica em Comentários.

Escola de Escritores - Quase soneto à minha maneira

Não preciso que tu saibas que te preciso comigo
Não corro para que saibas que me corres nas veias
Não estou para que tu saibas que já estás nas minhas teias
Não dormi para te dizer que ao dormir sonhei contigo.

Não quero que saibas que eu só te quero a ti
Não razoo que és para tudo a razão
Não sigo ninguém para que só sigas o coração
Não esqueço de te dizer é que nunca te esqueci.

Não amo tanto quanto sei que te amo.
Não chamo para que ouças que te chamo!
Não sei para que não saibas que estás sempre, sempre aqui.

Não minto, conforme nunca te menti
Não finjo para que finjas saudade,
Somente imito a minha vontade.

Poema vencedor do concurso de poesia (En)Canto de Poetas,
promovido pela Câmara Municipal de Mogadouro
Ana Isabel Barbosa Lino, nº1, 9ºB

08/06/2009

Livro da Semana - 101 Poetas

Há já algum tempo que pensamos sugerir-te um livro de poesia. No entanto, ainda não tínhamos encontrado o livro ideal. Sobretudo, tendo em conta que existem alguns colegas teus que acham (não percebemos porquê), que a poesia pode ser chata. Não podiam estar mais errados...
Talvez a melhor forma de mudarem de opinião seja lendo a sugestão desta semana. Trata-se do livro 101 Poetas, organizado por Inês Pupo, de iniciação à poesia em língua portuguesa, onde estão compilados alguns dos melhores poemas dos maiores poetas portugueses de sempre.
Boa Leitura... Se quiseres dar a tua opinião sobre o livro, ou outros livros de que tenhas gostado, clica em Comentários.

Filme da Semana - A 11ª Hora

Chegou a 11ªa Hora da humanidade. O último momento para mudar o rumo e pôr um travão à nossa viagem em direcção ao colapso ecológico global.
Leonardo DiCaprio (actor conhecido pela participação em filmes como Titanic, O Aviador, A Praia, Romeu e Julieta...) produz e narra este filme sobre os principais problemas ambientais da Terra e sobre as formas que temos urgentemente de adoptar para os resolver. O filme inclui comentários de várias personalidades, cientistas e especialistas diversos, como Mikhail Gorbachev ou Stephen Hawking, que revelam o estado crítico do nosso planeta e sugerem caminhos alternativos.
Com imagens impressionantes sobre catástrofes naturais e ambientais diversas, este é o filme ideal para pararmos para pensar sobre o que queremos para o nosso futuro e percebermos, de uma vez por todas, que será do nosso comportamento individual que será feita a indispensável mudança de comportamento global.
Esta é sem dúvida a hora da mudança. Vamos todos contribuir para que tal seja possível. Pelo bem de todos e, particularmente, da nossa casa - a Terra.
Bom Filme... Se quiseres dar a tua opinião sobre o filme, ou sugerir outros filmes de que tenhas gostado, clica em Comentários.

Música da Semana - O Melhor de Rita Guerra

Esta semana pedimos à professora de Educação Musical - Carla Canto, que nos sugerisse um CD.
A escolha só podia ser muito boa. A professora sugeriu o álbum acústico ao vivo O Melhor de Rita Guerra.
Esta cantora portuguesa, nascida em Lisboa em 1967, tem vindo a assumir um papel de destaque no panorama musical nacional, sobretudo devido à sua fantástica voz. Neste álbum, gravado no ano de 2008, estão incluídos alguns dos seus melhores temas como Sentimento, Secretamente, À Espera do Sol, Chegar a Ti, Deixa-me Sonhar ou All Over Again (gravado com Ronan Keating).
Boa Música... Se quiseres dar a tua opinião sobre as músicas do CD, ou sobre outras músicas ou grupos musicais de que gostes, clica em Comentários.

Outras Leituras...

Após mais uma comemoração do Dia Mundial da Energia e do Dia Mundial do Ambiente, e na semana em que te sugerimos o filme A 11ª Hora, propomos-te a leitura de uma pequena entrevista ao actor Leonardo DiCaprio, publicada no jornal Expresso. Nesta entrevista vais poder conhecer um pouco melhor um dos actores mais talentosos da actualidade, sobretudo ao nível das suas preocupações ambientais.
Para leres o artigo clica no seguinte endereço electrónico
Se quiseres dar a tua opinião sobre o artigo, ou sugestões de outras leituras de que tenhas gostado, escreve-as em Comentários.

Desafio da Semana

E=mc²
Esta fórmula é da autoria da personalidade que te desafiamos a descobrir esta semana. Para te ajudar, podemos dizer-te que se trata de um dos cientistas mais importantes e famosos de sempre, que venceu o prémio Nobel da Física em 1921.
Para dar a tua resposta clica em Comentários.

Escola de Escritores - Tempo Sentido…

Sentado na escada está
Aquele que sempre esperou,
Sentado na escada está
Aquele que nunca chorou.

Sentado espera
Pensando desespera
Aguardando alguém
Que o vê como um ninguém.

Ninguém é ele que sente,
Alguém é aquele que mente,
Não descobre quem é
Não consegue manter-se de pé.

O sentimento manda
O pensamento cansa,
Um cansaço irremediável
Para um amor incansável.

Mantém-se sentado
Com o seu corpo pesado
Nunca havia esperado
Nunca havia sido amado.

A lágrima agora percorre
O rosto há muito lacrimejado
Mas nunca havia chorado
Nem tão pouco havia amado.

Poema vencedor do 2º prémio do concurso de poesia (En)Canto de Poetas, promovido pela Câmara Municipal de Mogadouro
Tiago José Medeiros Cunha Chaves, nº 19, 9º B