Espaço BECRE

Espaço BECRE
Esta é a BECRE da Escola EB 2, 3 Júlio do Carvalhal, o novo espaço inaugurado no dia 7 de Janeiro de 2009.

27/10/2009

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

No inicio do ano lectivo 2009/2010, a azáfama voltou. Todos tinham saudades do espaço da BE/CRE. As actividades lúdicas não cessavam…Outubro, mês internacional das Bibliotecas Escolares previa um trabalho sério e responsável. Tornou-se necessário apresentar as valências da BE/CRE aos que pela primeira frequentavam este espaço. A equipa dinamizou um conjunto de actividades para levar a todas as salas de aula, onde foram apresentados textos dramáticos, textos em prosa e textos poéticos, acompanhados por instrumentos musicais.

A 26 de Outubro comemoramos na sede de agrupamento o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares. As actividades realizadas acontecertam em contexto de sala de aula, serviços administrativos e JI de Valpaços.



26/10/2009

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares - Carta do 9º B

 Deu-se início às comemorações com uma carta dos alunos do 9ºB à biblioteca, personificando o espaço.



Valpaços, 26 de Outubro de 2009


Querida Biblioteca,

Estamos muito felizes por teres um dia Internacional e, na realidade, há muitos motivos para celebrares! Na verdade, é banal, pois existe um Dia Mundial para tudo! Mas isso é outra história…

Bem, passando propriamente ao assunto, queremos expor-te algumas questões, como dar-te umas dicas, fazer-te algumas reivindicações, ou até fazer algumas alusões. Nós sabemos que há pessoas que não te frequentam muito, seja por desconhecimento ou então porque não sabem onde tu te situas, quiçá ignoram qual é o teu papel?! Sobretudo pensamos que estranham o quanto ambicionas ser divulgada nesta escola.

Cá nós, gostamos muito de frequentar o teu espaço, saborear uma boa leitura no conchego dos teus sofás, ainda que estes poderiam ser mais deleitosos; os teus PC´s, um pouco apertados, encantam o frenesi mágico dos cibernautas; a videoteca cerrada, quase encarcerada, pelo menos existe; mas confessamos-te aqui uma coisa, só te visitamos quando não temos mais nada que fazer, no entanto sentimos falta do teu cantinho cénico, ainda não tens, mas possivelmente esperamos que um dia venhas a exibi-lo; assim tornar-te-ias mais atraente e adornada.

Por mais que penses, não penses que és perfeita, longe disso, vamos dar-te aqui algumas dicas, i.e. aconselhar-te:

O teu horário, não se coaduna muito bem com o nosso.

Pois há alturas que estás fechada e funcionas em pleno quando nos encontramos nas aulas.

Conscientes que nos portamos, assim a assim, um bocadinho mal, mas muito pouco… claro, e isso não é razão para começares logo aos gritos aqui com os teus amigos; blá, blá blá…; vê-la se queres ir embora! blá blá…; porta-te bem! Às vezes até enervas aqui a gente. E depois não temos culpa que sejas tão pequena. És assim porquê?

Queixas-te que há falta de pessoal. Queres ver como resolvias o assunto; fazias aí uns castings, escolhias umas miúdas giras (Angelina Jolie, Diana Chaves, Rita Pereira), assim já se animavam as vistas; e tu não fechavas, e ias ver, como o teu arraial ficava repleto.

E já agora, porque é que não dás mais nas vistas? Porque é que não apareces, tás a ver? Deves organizar mais actividades para que todos te possamos conhecer. Podias convidar toda a escola e enviar também um convite aos nossos pais. Queres um exemplo? Uma feira do livro por período! E porque não fazeres umas sessões de cinema?

Esperamos uma resposta a estas questões, que de maneira subtil mas com algum humor próprio do 9ºB, a fim que esta turma tão divertida possa partilhar contigo os melhores momentos do saber ao longo do ano lectivo e que a empatia entre nós venha a aumentar.

Carta da turma:
O 9ºano, Turma B.

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares - Biblioteca

Biblioteca, o cantinho do conhecimento no reino das letras. Onde há uma arte, a do saber. Entre os livros de aventuras, miúdos de palmo e meio conhecidos por actos de coragem, apenas pintados pela imaginação. Entre relatos de marinheiros ousados, que narram os perigos do mar nas suas inúmeras viagens a terra desconhecida. Entre contos-de-fadas, fantasia dos mais pequeninos. Entre diários de adolescentes que procuram outro rumo para dar à vida, que de um momento para o outro se torna invertida.

No meio desses educativos livros podemos encontrar o mundo da diversão, companhia ideal para esta idade brincalhona. Uma pequena distracção para uma mente cheia de cálculos ou uma forma de afugentar pensamentos tristes. Com puzzles, que em cada peça há um mistério por desvendar. Com o jogo do monopólio, uma maneira de aprendermos a orientar o nosso dinheiro para um tempo futuro. Com os vários jogos de perguntas, para aprofundar a cultura sobre os demais temas da nossa sociedade. E, sem esquecer, com os tradicionais jogos de cartas, dominó e damas.

Mas, como não podia deixar de ser, há também o mundo da ilusão. Filmes de acção, terror, infantis, românticos e comédias num conjunto de variados sentimentos e emoções.

Ainda há quem aqui procure, mesmo que por breves instantes, aliviar o ritmo cardíaco das façanhas do recreio, através da música.

Para complementar este espaço, temos o mundo da informática. O novo elemento de estudo na evolução gradual da tecnologia: o computador.

E resume-se assim este local silencioso, à disposição de todos.

Trabalhado elaborado por: Daniela Marinho Lopes, 8ºB, nº10

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares - Génesis da Biblioteca

Alma minha que hoje desafogada,
Pois longos anos encarcerada,
Conquanto longa história passada,
Ainda hoje me encontro represada.

Meus anciães: a matriz Bíblia,
 Enclausurada muito amargou,
O gancho Teca, obrigada desposou,
Fado profético,
doloroso, sacra homilia.

Nos Baús demandei aferrolhada,
Defrontei progenitores desesperada
Apanhei do chão folhas caídas,
Até encontrar prateleiras ornadas.

Celebrar alegra triste alma minha,
O desabrochar da Era nova,
Era agora minha última agonia,
E jubila novo alento alma minha.
 
Professora: Ilda Moura

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares - Biblioteca: ponto de encontro do saber!

O lugar onde entram euforias matinais, sorrisos e às vezes aquele olhar melancólico carregado de energia. Cada dia que passa há histórias que se adivinham. Ora são de encantar ora debilitam as nossas forças. Transportam tudo cá para dentro. O vocabulário desliza sem saber o que se diz. Os alunos descarregam toda a carga que trazem, mas nem por isso ficam mais aliviados. A tecnologia de ponta alicia-os. Os frequentadores assíduos têm tanta força de viver que nos desafiam. Muitas vezes não sabem o que querem, apenas desejam estar aqui.


Os que não vêm é porque ainda não aprenderam a descobrir…

Devaneiam nas confusões da adolescência, a idade onde tudo se questiona sem obter respostas. O mundo dos jovens é muito contraditório! Crescer é difícil! A aprendizagem não é tarefa fácil, porque tem regras às quais todos têm dificuldade de aderir. Tudo o que se impõe é contra a liberdade individual. As leis, os princípios, a disciplina condicionam os comportamentos. Não existe um mundo ideal e concretizar os nossos sonhos requer esforço e persistência. A riqueza de cada um é apenas o que se conquista. Ninguém consegue ser rico se for solitário. Só podemos crescer se aprendermos. Aprender é tornar fácil o que antes era difícil, por ser desconhecido. Quando descobrimos que somos capazes de realizar coisas novas ficamos felizes. Quanto mais aprendemos maior é a felicidade.

Como se faz para que tais afirmações sejam verdadeiras?

Ninguém se pode julgar capaz de responder concretamente a esta questão. Eu limito-me apenas a dar-vos uma “dica”. Tentem todos ser felizes e o dia-a-dia das nossas vidas tornar-se-á mais fácil.

Alguns perguntarão: “Mas como?”.

A resposta está seguramente na Aprendizagem. Ao aprender gostamos mais de nós, porque somos capazes. Gostamos mais dos outros porque nos ensinam. Tornamo-nos amigos porque partilhamos. Conhecemo-nos porque nos mostramos e somos felizes porque amamos.

Um Natal cheio de alegria e amizade é o desejo dos que partilham convosco momentos na BE.

A Professora: Argentina Abrantes