Espaço BECRE

Espaço BECRE
Esta é a BECRE da Escola EB 2, 3 Júlio do Carvalhal, o novo espaço inaugurado no dia 7 de Janeiro de 2009.

26/10/2009

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares - Biblioteca: ponto de encontro do saber!

O lugar onde entram euforias matinais, sorrisos e às vezes aquele olhar melancólico carregado de energia. Cada dia que passa há histórias que se adivinham. Ora são de encantar ora debilitam as nossas forças. Transportam tudo cá para dentro. O vocabulário desliza sem saber o que se diz. Os alunos descarregam toda a carga que trazem, mas nem por isso ficam mais aliviados. A tecnologia de ponta alicia-os. Os frequentadores assíduos têm tanta força de viver que nos desafiam. Muitas vezes não sabem o que querem, apenas desejam estar aqui.


Os que não vêm é porque ainda não aprenderam a descobrir…

Devaneiam nas confusões da adolescência, a idade onde tudo se questiona sem obter respostas. O mundo dos jovens é muito contraditório! Crescer é difícil! A aprendizagem não é tarefa fácil, porque tem regras às quais todos têm dificuldade de aderir. Tudo o que se impõe é contra a liberdade individual. As leis, os princípios, a disciplina condicionam os comportamentos. Não existe um mundo ideal e concretizar os nossos sonhos requer esforço e persistência. A riqueza de cada um é apenas o que se conquista. Ninguém consegue ser rico se for solitário. Só podemos crescer se aprendermos. Aprender é tornar fácil o que antes era difícil, por ser desconhecido. Quando descobrimos que somos capazes de realizar coisas novas ficamos felizes. Quanto mais aprendemos maior é a felicidade.

Como se faz para que tais afirmações sejam verdadeiras?

Ninguém se pode julgar capaz de responder concretamente a esta questão. Eu limito-me apenas a dar-vos uma “dica”. Tentem todos ser felizes e o dia-a-dia das nossas vidas tornar-se-á mais fácil.

Alguns perguntarão: “Mas como?”.

A resposta está seguramente na Aprendizagem. Ao aprender gostamos mais de nós, porque somos capazes. Gostamos mais dos outros porque nos ensinam. Tornamo-nos amigos porque partilhamos. Conhecemo-nos porque nos mostramos e somos felizes porque amamos.

Um Natal cheio de alegria e amizade é o desejo dos que partilham convosco momentos na BE.

A Professora: Argentina Abrantes

Sem comentários:

Enviar um comentário